Histórico-Arquitetônico

Paço Municipal e Prédio da Prefeitura e Camara Municipal de Marilia

A planta foi elaborada pelos engenheiros Miguel Badra e Ginez Velanga. O Projeto recebeu inúmeros elogios sendo premiado três vezes. As obras tiveram início em 1953 e o prédio foi inaugurado em  1960

– 1º Prêmio Internacional de Arquitetura de Caracas- Venezuela- 1º Lugar medalha de Ouro, 1985.

– 2º Prêmio Bienal de São Paulo – Primeiro Lugar – Medalha de Ouro, 1957

– 3º Prêmio Salão Paulista de Belas Artes . Primeiro Lugar –Medalha de Ouro, 1958.

 

Estação Ferroviária

As estradas de ferro foram fruto do café (Pierre Mombeig)

Na  região situada entre os rios Peixe e Feio , beneficiadas pela Companhia Paulista, primeiro vieram os pioneiros e surgiu o Alto Cafezal, depois apareceram os trilhos da Paulista aumentando o Progresso. (TOBIAS,1989)

Os trilhos chegaram em 1928 sendo que o 1º  trem de passageiros chegou em 30 /12/ 1928.

A Companhia Paulista de Estradas de Ferro, devemos , com toda justiça, atribuir todo o progresso da região  da Alta Paulista.

“A cidade vive euforicamente os últimos  dias de 1928, pois em   29/12 tem-se a notícia  da criação do município e no dia seguinte é a inauguração da viação férrea, tudo isso colocando  a população em grande regozijo” (LARA, 19991).

Em 1971 , o governo do Estado, criou uma Empresa única- A FEPASA- Ferrovia Paulista – SA, que incorporou as antigas ferrovias, unificando o sistema de transporte ferroviário do Estado de SP. O objetivo era de modernizar a sua estrutura e melhorar o nível de qualidade dos serviços, prestados a população e a economia do Estadual e Nacional.  Nesta época, a FEPASA era a união de cinco ferrovias que operavam na região /  a estrada de ferro Sorocabana , a Companhia Paulista, a estrada de ferro Araraquara, a Companhia Mogiana  e a estrada de Ferro de São Paulo e Minas.

Nos dias de hoje, a Empresa que  administra as linhas  é a FERROBAN pois foi implantado outro sistema  onde microcomputadores  foram colocados à disposição dos diversos setores de trabalho da Empresa. Dentro deste plano, os funcionários passaram a  atuar nos níveis administrativos, técnicos e operacional. Os trens de passageiros  não estão  mais circulando e em sua grande maioria as estações estão atualmente abandonadas.

Mercadão

Ponto de grande interesse, até porque ele se localiza exatamente no quadrilátero onde a vida começou a pulsar no Alto Cafezal. Ali foi o berço da cidade de Marilia, onde nasceu a 1ª e pioneira sociedade. “(…) começou a se fazer  , em meio as florestas virgens  e em meio aos olhares  espreitadores  dos índios Coroados  o 1º núcleo  de sociedade Mariliense  e o 1º núcleo  de casas  de madeira  na cidade de Marilia  (TOBIAS, 1989).

Segundo Rosalina Tanuri, (2000), “na confluência da rua quinze de Novembro e Nove de Julho, o Mercado era o centro hortigranjeiro e fruticultor de cidade.

A construção do prédio foi feita pela Empresa “Companhia Lar nacional

Alguns boxes famosos como o da pastelaria do Sr. Yoshiro, as floriculturas , lojas e bazares,  atraem grande número de pessoas

Atualmente  o mercadão passou por uma grande reforma ,mantendo entretanto suas características arquitetônicas originais.

Complexo- Santa Casa, Igreja e Educandário

O impressionante conjunto  da Av. Vicente Ferreira, com o Hospital  Geral ao centro, O Hospital infantil D. Maria Antonieta Altenfelder  Silva , ao lado esquerdo , a Maternidade D. Maria Isabel e a Escola de enfermagem do sagrado Coração à direita, , a Igreja Santa Isabel à esquerda da Av. Vicente ferreira  com a Av. cascata  e mais além , do Educandário “Bento de Abreu Sampaio Vidal” lateralmente aos fundos, faz com que retornemos à memória  dos idos dos fins de 1928, quando foram inauguradas duas enfermarias e  em Junho  de 1929, quando  se inaugurou a sala de cirurgia. Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal. Em 10/03/1953, com a presença dos Sr  Bispo Diocesano de Lins, secretário da Saúde e da Agricultura , foi comemorado o lançamento das pedras fundamentais do educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, a igreja Santa Isabel , juntamente com a inauguração da maternidade D. Maria Isabel Sampaio Vidal.

O complexo hospitalar  tem capacidade para 550 leitos  e é o único da região que realiza cirurgia de qualquer natureza.

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Este estabelecimento de Ensino, faz parte da história de Marília. Ele sempre foi o mais importante no ensino Mariliense.

No início, até a década de sessenta e setenta, o Colégio Sagrado Coração de Jesus só tinha alunas internas . Neste prédio se formaram a nata feminina de Marília.  As mulheres mais bonitas    passaram por este colégios.

O Colégio foi inaugurado no dia 24 de dezembro de 1934 e era o maior estabelecimento de ensino da Alta Paulista. Atualmente se encontra na Av. Nelson Spielmann,   – Fone/

Loja Maçônica

Em treze de junho de 1928, foi fundada a primeira  Loja Maçônica  de Marília , a Loja “Brasil II”, inicialmente na Av. Brasil, hoje Nelson Spielmann. Atualmente esta loja  encontra-se   na R. Mauá, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 14 de maio de 1929.

Hospital Marília

Inicialmente chamava-se Casa de Saúde S Luiz.. Fundada pelos Srs. Miguel Argollo Ferrão, engenheiro, Rodrigo Argolo Ferrão, médico cirurgião e Dr. Mário Albuquerque Lima, médico oftalmologista.. Foi fundado na década de 30. Está localizado à Av. Sampaio Vidal,

Indústrias Matarazzo

A cidade de Marilia deve em parte seu desenvolvimento à instalação do complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM), iniciada em 1937 e concluída em 1945. Destinava-se ao beneficiamento do algodão e arroz. Aos poucos foi diversificando as usas atividades , passando por exemplo em 1939, a extrair óleo da semente de algodão. Neste período já empregava cerca de 400 funcionários , moradores da cidade. Localizada na área central, próxima a linha férrea, chegou a possuir um acesso particular,  ligando a indústria a ferrovia, para carga e descarga de seus produtos.

Em 1975, a IRFM foi completamente desativada e as edificações  parcialmente demolidas . O tombamento , em razão do estado de conservação do conjunto, incidiu apenas sobre as partes mais representativas e que permaneceram íntegras como a chaminé, a sala de caldeiras e o portal da indústria. O prédio foi tombado pelo CONDEPHAT em 1988, através do processo no. 26030/88.

Aero Clube de Marília

Fundado em 17 de fevereiro de 1940, o aeroclube de Marília logo tomou um extraordinário impulso pelo interesse que despertou entre os jovens Marilienses e pela orientação que lhe imprimiria os seus diretores. Ocupando hoje um lugar de destaque em nosso país.

A primeira turma de pilotos brevetados  em 1942, foi de 34 rapazes. Até o ano de 1944, o aeroclube contava com apenas 4 aviões, sendo, 3 de treinamento  primário e um de treinamento avançado. Na primeira regata aérea do Brasil, teve o aeroclube de Marília, papel de destaque , alcançando o 1º lugar graças a dedicação de seus pilotos que levantaram as taças “Parque aeronáutico de São Paulo”, Cássio Muniz S.A. A . e Aviação  Moura Andrade e Lutz Ltda.

També tomou parte da 2ª Regata Aérea em que obteve os louros da vitória,  classificando-se em 2ºlugar com um Cessna e em 3º Lugar com um HL-6.

Pela lei número 105, de 12 de abril de 1949, promulgada pelo Sr. Prefeito Municipal, foi o Aeroclube de Marília considerado de utilidade pública. Para o aumento do Hangar e outros melhoramentos, foi votada pela Câmara Municipal, uma verba que melhoraria a qualidade e promoveria o desenvolvimento da cidade.

Atualmente o Aeroclube de Marília oferece diversos cursos para capacitação  como “Pára-quedismo”  , Comissário de bordo e Piloto de vôo.

Durante o mês de abril,  apresenta-se a esquadrilha da fumaça para comemorar o aniversário de nosso município. Está localizado à Av. brigadeiro Eduardo Gome,   – Fone

TAM

No dia 07 de janeiro de 1961, dá-se o início das atividades da TAM em Marilia.

Esta Companhia surgiu da venda da Empresa Aérea COMTAX  Cia  Mariliense de táxi Aéreo  para a cidade de Londrina.- PR , onde o projeto não se solidificou passando novamente  a fazer parte  de Marilia.

Em 1964, foi fundada a TAM, pelo Sr. Rolim Adolfo Amaro e em 1966 a Empresa já atuava também em São Paulo  graças ao aumento de opções  das viagens , chegando até Mato grosso  com os Serviços de Táxi aéreo.

Com o passar do tempo, a TAM foi adquirindo mais aviões para melhorar  a qualidade dos serviços e proporcionando uma maior segurança nos vôos e transporte de malotes.

Atualmente a TAM está dando um passo muito importante para a viação brasileira , realizando vôos internacionais , cobrindo a América do Sul, EUA e Canadá além de alguns lugares da Europa.

GOTA DE LEITE

No dia 1ºde maio de 1932 foi lançada a pedra fundamental para a construção  da maternidade Gota de Leite . O terreno  da maternidade foi doado por Bento de Abreu , proprietário de muitas terras na época.

A fundadora da Maternidade “Gota de Leite” foi a professora Liris de Negreiros Rocha, filha de Eurípedes Soares da Rocha, que iniciou um trabalho com abnegação  tendo importante papel na  estrutura  da assistência social da cidade.

A maternidade “Gota de Leite “está localizada à Rua Nelson Spielman, 631 – Centro

Estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal

O Estádio Municipal foi doado  pelo patrono da cidade Bento de Abreu, que incentivou o esporte Mariliense. Por este estádio desfilaram grandes clubes nacionais como Vasco, Fluminense, Coríntians, Palmeira, São Paulo, o campeão paraguaio  Libertad e outros clubes de realce do futebol paulista.

O Mariliense vibrou e aplaudiu vários clubes importantes, inclusive o São bento, que trouxe para Marília várias vitórias e encheu de orgulho os Mariliense.

Em 1928, se fundou em Marília, a AA São Bento. Não eram poucos os que acreditavam que esta agremiação tornara-se um dia a força do futebol interiorano. Este clube estava  no coração dos Marilienses,  e como Marília ele cresceria e seria sentido e admirado por todos.

Atualmente Estádio abriga o Marília Atlético Clube -MAC, que foi fundado no ano de 1942 com o nome  de Esporte Comercial , passando em 1947 a se chamar então, MAC.

Com o passar dos anos o clube veio ganhando e perdendo, mas sempre proporcionando diversão e emoção aos torcedores.

 

Fonte: Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília

 

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