Incubadora de Marília lança edital para seleção de empresas

Incubadora de Marília lança edital para seleção de empresas

O Centro Incubador de Empresas de Marília “Miguel Silva” (CIEM) e a Prefeitura de Marília vão lançar nesta quinta-feira (23), às 11h, no auditório do gabinete (2º andar do Paço Municipal), o edital para seleção de empresas para incubação.

O edital tem como objetivo selecionar empreendimentos que apresentem em seu modelo de negócios a criação ou desenvolvimento de produtos, serviços ou processos de base tecnológica, intensivos em conhecimento, baseados em pesquisa ou desenvolvimento, ou com alto potencial de inovação, que possam contribuir com soluções tecnológicas para atender as demandas do mercado, ou criar novos mercados, e contribuir para o desenvolvimento e competitividade regional.

O CIEM atua desde o ano 2000 no fomento e apoio ao empreendedorismo e à inovação e está situado no campus do Univem tendo como entidade gestora a Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (FEESR) e conta com o apoio da Prefeitura de Marília e do SEBRAE.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, Cássio Luiz Pinto Júnior, lembra que “nesse período grandes empresas que nasceram e tiveram o apoio e o incentivo do CIEM atuam como líderes no mercado nacional em segmentos como comércio eletrônico, meios de pagamento eletrônico, serviço de proteção ao crédito, softwares de gestão e outros serviços de alta tecnologia e muitas delas foram adquiridas por fundos de investimento internacionais”.

O Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, gestor do CIEM, destaca que “toda a estrutura do CIEM é baseada na concepção do sistema de incubação, ou seja, atende micro e pequenas empresas de base tecnológica objetivando fomentar e fortalecer a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento social desses empreendimentos”.

Já o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador do CIEM, ressalta que “recentemente credenciado ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) do Governo de São Paulo, a incubadora de Marília ampliou os serviços de apoio ao empreendedorismo e inovação com a oferta de espaços para pré-incubação e pós-incubação. Na pré-incubação, futuros empreendedores com ideias inovadoras encontram um ambiente propício para o desenvolvimento do produto e a consolidação da empresa. Na pós- incubação, empresas que já se graduaram no CIEM e querem continuar instalados em um ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação, encontram espaço para expandir ainda mais seus negócios”.

Parque Tecnológico – O reitor do Univem, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, evidenciando a importância do CIEM no contexto do empreendedorismo e da inovação na região de Marília, comenta que “a expansão da Incubadora de Marília visa estimular ainda mais o empreendedorismo e a inovação na região de Marília com vistas ao credenciamento do Parque Tecnológico”.

O prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, destacando a visão estratégica do município em estimular os ambientes de inovação, ressalta que “ações recentes como a aprovação da lei que beneficia todas as empresas do ramo da Tecnologia da Informação do município com a redução do ISS, a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI), a criação do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) e o projeto de implantação do Parque Tecnológico de Marília, somam-se ao apoio da Prefeitura à Incubadora, como atos que posicionam a cidade como referência no empreendedorismo inovador no interior de São Paulo”.

Vinícius afirma ainda que todas essas ações aumentam o número de empresas de alta tecnologia na região, ampliam a competitividade da industria local e geram mais postos de trabalho com altas médias salariais gerando riqueza para o município, destacando e posicionando a cidade como polo de empreendedorismo e inovação.

O edital pode ser acessado pelo link http://www.inovamarilia.org.br/ciem. As propostas deverão ser apresentadas nos moldes do modelo de “Plano de Negócios” do CIEM, e serão analisadas pelo Comitê Gestor da Incubadora com base em roteiro que poderá ser retirado na Secretaria do CIEM, na Av. Hygino Muzzi Filho nº 529, Marília-SP, em horário comercial, ou solicitado pelo e-mail incubadora@univem.edu.br ou pelo telefone (14) 2105-0834.

CIEM oferece ampla estrutura para os empresários
O CIEM disponibiliza a seguinte estrutura para as empresas incubadas:

a) Módulos individuais, em regime de comodato nas dependências do CIEM, com áreas variando entre 22 m² à 100 m², dotados de instalação elétrica e luminárias;

b) Sala de reuniões e treinamentos com recursos audiovisuais;

c) Serviços Básicos de recepção, secretaria, manutenção, copa, banheiros, estacionamento e limpeza da área comum;

d) Participação em cursos, palestras, workshops e consultorias especializadas voltadas para: Empreendedorismo e Inovação, Modelo de Negócio, Gestão da Tecnologia, Gestão Financeira e Contábil, Gestão Estratégica, Marketing, Captação de Recursos, entre outros;

e) Apoio na identificação de parcerias que possam aprimorar os produtos e serviços da empresa;

f) Divulgação do resumo de atividades e notícias da empresa no portal do CIEM e nas mídias sociais da entidade;

g) Interface com as instituições científicas e tecnológicas, como universidades e centros de inovação para a formação de parcerias estratégicas;

h) Apoio na elaboração de projetos de captação de recursos em órgãos públicos e privados de fomento ao empreendedorismo e inovação;

i) Acesso aos serviços oferecidos pelo Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) como: capacitação, eventos, profissionalização, assessorias, entre outros.

j) Incentivo ao networking entre empresas vinculadas ao programa, órgãos governamentais, associações de classe, agencias financeiras e mercado consumidor.

As propostas deverão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo, e poderão ter como objetivo o desenvolvimento de uma nova linha de produtos ou serviços, por uma empresa já existente ou a ser constituída, não sendo necessário que a empresa esteja formalmente constituída quando da apresentação da proposta. Entretanto, a empresa deverá estar formal e legalmente constituída quando do início de suas atividades comerciais. Não serão aceitas propostas de empreendimentos de base exclusivamente industrial e comercial.

Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s